20 janeiro 2018

5 Motivos para ler "As quatro estações do amor" Lisa Kleypas


Olá amantes de romance de época!
Venho com uma dica de série de romance de época para ler e se apaixonar. “As quatro estações do amor” é composta por 4 livros + um spin-off.
Quem ainda não leu se liga nos 5 motivos que você lê-la.
Se prepare que o post é dos longos!

Era uma vez quatro jovens que compareciam a todos os bailes, recepções e festas da temporada londrina, mas sempre ficavam deslocadas. Passavam noite após noite deixadas de lado, sentadas em cadeiras à parte. Assim, as flores secas, como se auto denominavam, começaram a conversar. E perceberam que, embora estivessem disputando os mesmos cavalheiros, mais ganhariam tornando-se amigas do que adversárias. E mais do que isso, elas perceberam que gostavam uma das outras.” Uma noite inesquecível – Lisa Kleypas.



1-  Protagonistas apaixonantes, mocinhos inadequados, mas irresistíveis. Um casal unido pelo espírito natalino.

Nessa série nós vamos conhecer as quatro flores secas (solteironas) que já estavam cansadas de tomar chá de cadeira nos bailes. Enquanto todas as outras moças estavam valsando com seus cavalheiros, as 4 solteironas estavam sentadas em suas cadeiras esquecidas no canto do salão de baile.
Por motivos diversos elas não eram assediadas pelos cavalheiros, mas nenhuma delas era feia ou repulsiva:
Annabelle de "Segredos de uma noite de verão" a mais velha do quarteto era simplesmente linda, o tipo de mulher que chama a atenção dos homens, porém era pobre. Sua família era de origem nobre, mas se encontrava falida a ponto dela não ter dinheiro para comprar vestidos adequados e ter que ir aos bailes praticamente vestida com trapos.
Ela recebia várias propostas, mas com certeza não eram de casamento. Os homens já sabiam de sua ruína financeira, então pensavam que era uma questão de tempo para ela escolher um “protetor” entre eles.
Simon era um dos candidatos a possíveis amantes de Annabele, ele era riquíssimo, a solução para os problemas financeiros de Annabelle. Mas a garota era orgulhosa, não ia se rebaixar e se relacionar com um plebeu como Simon, que apesar de rico era de origem humilde e isso não era visto com bons olhos pela aristocracia londrina.
Annabelle soube ser arrogante a pesar da ruína total, mas o destino faz ela enxergar o quanto Simon é maravilhoso para ela.   
Liliam de "Era uma vez no outono " é uma americana nova-rica, assim eram chamados aqueles cuja família enriquecia e ascendiam socialmente. Ela e a sua irmã Daisy foram enviadas pelo pai para que encontrassem maridos com títulos de nobreza, pois o objetivo da mãe delas era entrar para a nobreza a qualquer custo.
O problema é que Lilian não se encaixava nos padrões estabelecidos pela sociedade, primeiro por causa de sua origem pobre, segundo porque não conseguia segurar a língua ferina.
O mocinho Marcus, Conde Westcliff, era a personificação da nobreza tradicional. A princípio os dois não se suportam, afinal eles são completamente opostos. Mas como diz aquele velho ditado Os opostos se atraem, foi isso que aconteceu. 
No meio desse processo os dois brigam feito gato e rato e isso torna a história ainda mais deliciosa.
Evie de "Pecados no inverno" ao contrário das duas outras mocinhas é rica e de origem nobre, porém toda sua fortuna foi conquistada pelo pai dela na mesa de jogo, o que nem de longe era bem visto pela sociedade.  Além disso, Evie era muito tímida e gaga, o que dificultava um pouco às coisas para ela.
Mas ao estar prestes a perder o pai e o fato da tia, com quem ela morava, proibir ela de visitá-lo a fez agir. A gaguinha tímida acaba tomando uma medida drástica fugindo de casa e propondo casamento para Lord. St. Vincent, um libertino que estava à beira da ruína financeira.
De repente a Evie muda da água para o vinho e se torna uma mulher mais segura de si. St. Vincent também deixa de ser um canalha para ser um marido amoroso. 
Foi ótimo ver a evolução desses dois.
A última flor seca solteirona, Daisy "Escândalos na Primavera", era a romântica e idealista do grupo, no entanto permanecia solteira mesmo após todas as amigas e a irmã se casarem.
Ela já estava começando a achar que jamais encontraria a tampa da sua panela, quando seu pai lhe dá um ultimato: Ou ela se casava logo, ou ele lhe arrumaria um pretendente, que no caso era Mathew Swift, o braço direito dele nos negócios.
O Mathew de quem ela se lembrava era um rapaz puxa-saco do pai dela, um ser simplesmente desagradável. Entretanto, quando eles se reencontram na Inglaterra ele havia mudado completamente e ela se vê apaixonada por ele.
No Spin-off  da série,"Uma noite inesquecível", as 4 flores secas após terem conhecido seus príncipes encantados e terem finais felizes, se juntam para fazer mais um casal feliz, Rafe Bowman que é irmão de Lilian e Daisy e Hannah uma simples dama de companhia.
Esse último e não menos importante romance fechou com chave de ouro essa série magnífica.
 



2- O Plano de fundo das histórias é fascinante.
É maravilhoso perceber o tanto de história  há por trás dessa série de romances, é possível perceber o trabalho de pesquisa da autora para ambientar os livros.
Nessa série nós somos inserido no período da revolução industrial, surgimento das grandes fábricas. Momento em que a Burguesia estava ganhando poder, enquanto a nobreza estava começando a ficar ultrapassada.
Podemos notar isso muito bem na figura de Simon, um homem que veio de baixo, um filho de açougueiro que investiu suas poucas finanças na bolsa de valores e se tornou um homem extremamente rico, dono de diversas fábricas na Inglaterra e também na América.
Lord Westcliff é a representação da nobreza que esta precisando adaptar a sua forma de pensar nesse novo cenário puramente capitalista.
Os Bowmans também representam os americanos novos ricos que estão invadindo Londres e misturando a nobreza com a plebe através dos casamentos entre as classes.
 



3- Quando o livro acaba a história continua no próximo.
Diferentemente da maioria das séries de romance de época que vemos por aí os personagens não ficam restritos apenas aos seus livros, eles tem participação mais do que especial em todos os livros da série.
Desse modo, quando o livro do nosso casal favorito termina, nós ficamos tranquilos, pois os veremos nos próximos livros da série. Também podemos acompanhar a evolução deles, as brigas, os filhos chegando e esse tipo de coisa. É como estar nos bastidores kkk.
A Lisa Kleypas nos faz apaixonar tanto pelos personagens secundários, quanto nos faz amar os protagonistas. Ficamos ávidos para encontrar aquele personagem que nos cativou em outros livros, tendo sua própria história de amor.
 



4- Escrita apaixonante e sensualidade na medida certa.
É praticamente impossível não se envolver com a escrita da Lisa Kleypas, podemos não gostar de um ou outro personagem, mas o toleramos, pois os outros personagens e a construção da narrativa são tão incríveis que se torna difícil  não gostar de algum livro dessa série.
Além disso, temos a sensualidade, um fator muito presente em todos os livros, mas não algo vulgar e sim uma coisa bonita de se ver. As cenas românticas são descritas com uma leveza e delicadeza que tornam os livros ainda mais lindos.
 
5- É a minha série de romance de época favorita.

É muito arriscado eleger uma série de romance de época favorita, principalmente quando se é fã declarada do gênero e já leu muitas outras séries magníficas.
Entretanto, posso afirmar que essa série é a minha favorita. Pelo simples fato de que eu adorei todos os livros, de modo que fica muito difícil escolher um favorito entre todos.
Os livros dessa série tem todos os elementos que eu amo encontrar nos romances de época, desde a história bem delineada aos personagens bem construídos e com vida própria.
Definitivamente é uma série que eu recomendo demais para quem está começando a ler romance de época.
Essa é uma série sobre amor, oportunidades, companheirismo e, sobretudo, amizade.
Infelizmente “As quatro estações do amor” chegou ao fim, mas espero que as editoras continuem publicando mais e mais obras dessa autora magnífica.
Me conte aqui nos comentários se gostou do post, se pretende ler a série. Se já leu, me conte sua experiência de leitura.


Adquira os livros na Amazon:

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário