Image Map

9 de fev. de 2019

Resenha Nacional: Volte para mim - Paola Aleksandra

Volte para mim por [Aleksandra, Paola]Autora: Paola Aleksandra
Páginas: 304
Ano: 2018
Editora: Planeta, selo Essência
Gênero: Romance de época
Compre: Amazon
Nota: 5 + ❤
Sinopse
Descubra seu lugar no mundo.Aos dezesseis anos, Brianna Hamilton fugiu da Inglaterra para a Escócia, abandonando sua família e as obrigações como herdeira de um duque. Em meio aos prados escoceses, a jovem encontrou refúgio e descobriu mais sobre a mulher que desejava ser. Mas, onze anos após a fuga, uma dolorosa verdade fará com que ela deseje nunca ter partido.Voltar será como relembrar o passado, a fuga, o medo e as escolhas que precisou fazer. E, enquanto luta para reconquistar seu lugar junto à família, Brianna precisará superar Desmond Hunter, melhor amigo e primeiro amor, que anos antes ela escolheu deixar para trás.Volte para mim é um romance arrebatador sobre recomeços, sentir-se inteira e, acima de tudo, confiar no amor.

Olá minhas Ladies, tudo bem com vocês?
A resenha de hoje é de um romance de época Nacional belíssimo.  Recentemente eu li “Volte para mim” da Paola Aleksandra, e me apaixonei por toda a trama criada.
Aqui nós temos um romance delicado e cheio de sentimentos, diferente de tudo que li em termos de romance de época. O livro é narrado em primeira pessoa, grande parte sob a perspectiva da protagonista Brianna e também temos alguns capítulos com o ponto de vista do Desmond.
Essa abordagem, na minha opinião, fez com que eu me sentisse  muito conectada com os personagens, vivendo os dramas deles de forma intensa como se fossem meus também. Eu confesso que prefiro narrativa em terceira pessoa, faz com que a leitura seja mais leve e rápida para mim, contudo gostei muito dessa experiência.
A história é ambientada na Inglaterra, mas tem aquele clima gostoso de Escócia, pois a mãe da Brianna é uma escocesa que contagia as filhas com suas histórias e aventuras que viveu lá. Brianna cresceu cercada pelas menções da cultura escocesa que decidiu que um dia queria viver as aventuras que a mãe viveu.
Os pais dela sempre foram muito apaixonados um pelos outros e também pelos filhos, então ela e a irmã, Malvina, cresceram cercadas de muito amor e demonstrações de afeto. Em fim, uma família fora dos padrões ingleses, que como sabemos os ingleses eram muito contidos e cheios das regras de etiqueta.
 Acontece que os pais dela tinha um segredo que a afetava diretamente, ela teria que fazer uma escolha em um determinado momento da sua vida, contudo, Brianna não queria ser pressionada a escolher algo. Então ela acaba abrindo as asas e voando para longe em busca dos seus sonhos.
Com a ajuda do seu melhor amigo e grande amor, Desmond, ela desafia as imposições da família e foge para a escócia, viver seu sonho escocês. No entanto, uma viagem que iria durar pouco tempo até ela esfriar a cabeça e conhecer tudo o que tanto a fascinava nas histórias da mãe, acabou se estendendo por anos e mais anos.
Mais de 10 anos depois ela volta para a Inglaterra para rever sua família e todos aqueles de quem ela se distanciou. Mas tudo havia mudado drasticamente desde sua partida, sua família sempre muito unida, estava dividida, fragmentada.  A mãe, sua grande heroína, estava prostrada em uma cama, padecendo de uma doença aparentemente sem cura, que a debilitava a cada dia, borrando na mente de Brianna aquela mulher forte que a mãe sempre fora.
Seu pai vivia viajando pelos quatro cantos do mundo em busca de algo que pudesse curar a esposa. Sua irmãzinha Malvina, alegre e serelepe, também já não era mais a mesma. Malvina se afastara da família indo e embora da casa grande, para viver em um moinho afastando-se de todos.
Desmond, seu melhor amigo e a pessoa que fazia seu coração bater mais rápido no peito, era agora um homem diferente, amargurado. Durante o tempo que ela esteve na escócia ele não lhe respondera nenhuma carta, afastaram-se completamente e ela não sabia por que, pois se quando partiu ele prometera sempre mantê-la a par das novidades.
" - Todos merecemos uma nova chance, Bri. E não apenas uma, mas milhares de novas oportunidades de encontrar a felicidade. A vida só é plena quando descobrimos que o amor perdoa, cura e reaviva quaisquer laços, até os mais partidos."
Tudo havia mudado para sempre, e não era para melhor, tudo que ela amava estava destruído, inevitavelmente ela se sentiu completamente culpada por tudo o que aconteceu. 
O livro inicia com ela voltando para a Inglaterra e percebendo que tudo estava muito diferente do que ela havia deixado, fazendo com que ela se sentisse indigna de estar ali, uma intrusa. Brianna tenta reconstruir tudo, colar caquinhos por caquinhos de tudo que se partiu, até que tudo voltasse a ser como antes.
Como eu disse anteriormente “Volte para mim” é um livro completamente envolvente e cheio de sentimento, as coisas não são reveladas para o leitor logo de cara, a gente começa a ler sabendo apenas que a Brianna havia fugido, permanecido na escócia por anos e agora estava de volta. Não nos é revelado logo de inicio os motivos disso ter acontecido, também ficamos no escuro com relação ao Desmond, sem saber por que ele não escrevera para Brianna em todo o tempo que ela permaneceu longe, quando está claro que ambos ainda se amam.
Eu fiquei o tempo todo com um sentimento de aflição, sem saber o que tinha acontecido e o que iria acontecer mais adiante. Eu demorei para ler nesse livro mais do que o que costumo demorar,  mesmo adorando a história e a riqueza de detalhes com que a autora descreve tudo o que acontece a volta dos personagens, e acho que justamente por isso eu demorei para ler.
A história é em primeira pessoa, o que é muito difícil para mim que sou acostumada a ler em terceira pessoa, principalmente os romances de época.  Tem muitas descrições de detalhes, o que eu particularmente adoro, mas em alguns momentos a autora exagera nas descrições fazendo eu me cansar da leitura. Embora eu tivesse gostando muito da história que estava sendo contada, louca para saber o desenrolar de tudo aquilo, me via deixando o livro de lado para tentar absorver toda a trama.
Sei que pode parecer confusa essa explicação, nem eu me entendo kkkk, mas estou tentando passar um pouco da minha experiência de leitura de um livro que eu amei muito, mas que também me proporcionou emoções que nunca tinha sentido ao ler outros romances do mesmo gênero.
Em termos de construção de personagens a autora acertou em cheio, ela conseguiu dar vida a eles, porque para mim eles foram muito reais, não só os protagonistas, mas todos os outros.
Como a autora opta por manter a linha do suspense, não revelando tudo para o leitor logo de cara, a gente fica muito agoniados ao longo da leitura, sem saber o que vai acontecer e o que pode ter acontecido, mas no final as coisas são mais simples do que imaginei.
 A Paola construiu uma grande e emocionante história a partir de algo simples, mas a forma que foi contada fez toda a diferença. Não dá nem para acreditar que esse é o primeiro livro dela, porque percebo uma escrita muito amadurecida, que muitas autoras de renome ainda não conseguiram alcançar.
“Volte para mim” é muito sobre sentimentos e dramas pessoais, na minha concepção o romance ficou em segundo plano. Embora seja muito lindo e poético o relacionamento de Brianna e Desmond não é o foco principal da história, o que a diferenciou da maioria dos romances de época.
 Ao longo da historia são poucas cenas românticas, mas todas são narradas com delicadeza e com uma enxurrada de sentimentos.  Eu como boa leitora de romances mais sensuais, senti falta de uma pitada hot em todo esse romance fofo que a autora criou. Existem livros em que as cenas hots são dispensáveis, mas em outros são essenciais, nesse não foi essencial, mas eu gostaria que tivesse, pois se encaixaria muito bem, levando em consideração a riqueza de detalhes com que tudo foi descrito, menos a primeira noite deles, que embora tenha sido linda, merecia um pouco mais de descrição.
Resumindo tudo; esse livro é sensacional, literalmente porque nos desperta muitas sensações intensas e o grande diferencial dessa história é a forma com que foi escrita, com riqueza de detalhes, fazendo com que eu me sentisse realmente dentro da trama. Acho que todos que amam romance de época precisam ler esse livro. A Paola está de parabéns por toda essa história magnífica que criou. Nunca um romance de época me fez pensar tanto e despertou tantas emoções conflitantes dentro de mim.
"- Volte para mim-sussurei ao vento, orando para que os céus abençoassem nosso amor."
Já leu esse livro? Me conte o que achou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário