Image Map

16 de set. de 2020

Romances ambientados na Inglaterra X Escócia #PaixãoPorRomancesdeÉpoca

👋 minhas Ladies e Lords, começando uma série de posts (#PaixãoPorRomancesdeÉpoca) para conversar sobre meu assunto favorito: a minha paixão por romances de época. E também saber do que vocês mais gostam.

Nesse post vamos conversar sobre as diferenças de ambientações que eu notei ao longo do tempo que leio romances de época. Mais especificamente o meu ponto de vista comparando:ㅤ

📚Romances ambientados na Inglaterra X Escócia.

Eu costumo dizer que os romances cujo cenário é a Inglaterra (em especial Londres), são como contos de fadas para mulheres adultas, porque tem aquela coisa da nobreza, a vida de luxo, os bailes incríveis, os príncipes encantados (Duques, Marqueses, viscondes, Barões e etc.), as mocinhas plebeias ou Ladies (como as princesas), as vestimentas opulentas, as regras de etiqueta e convívio social.ㅤ

Até mesmo as histórias que fogem desse clichê da alta sociedade de Londres acabam de alguma forma tendo essa característica de serem iguais aos contos de fadas.

A Inglaterra regencial e vitoriana é um cenário propício para um romance arrebatador. Acho que é por isso que a gente ama esse tipo de livro.




Já os romances escoceses tanto os medievais quanto os que se passam nos séculos 17, 18 e 19 se diferem pelo fato de não terem tão marcada a questão das regras de etiqueta e civilidade. Mesmo tendo a nobreza protagonizando, as figuras de poder estão mais centradas no rei e nos chefes de clã (lairds), além disso, os escoceses tem um “Q” de não civilizados, que eu particularmente adoro.

Nesses romances o povo é muito briguento, qualquer coisinha já estão arrumando guerra, tem também as tradições e costumes muito fortes, a subdivisão de clãs e os personagens levam bastante a sério a honra e a lealdade, são capazes de dar a vida pelo seu clã.

As mocinhas não são tão delicadas e cheias de frescuras como as Ladies inglesas, elas são em sua maioria rebeldes, briguentas do tipo que não aguenta desaforos, são guerreiras e se precisar ir a luta elas vão.

Além disso, tem o misticismo que ronda as terras altas e a paisagem montanhosa e com fortalezas antigas são fascinantes.

Quais são seus livros e autoras favoritas dessas duas temáticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário