Numa sociedade onde as moças são preparadas para serem esposas, as mulheres desta história possuem desejos e vontades muito maiores.
Após a morte da mãe, Laura passou a ser criada com a ajuda da avó Vitória Queiroz da Fonseca, uma viúva requintada e exigente do bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Apesar de absorver grande parte da personalidade da avó, Laura ainda guarda em seu coração uma profunda fragilidade devido à falta da mãe em sua vida.
Laura sonha em suprir o vazio que sente por sua família incompleta e tenta preenchê-lo através do amor que nasce entre ela e Daniel, um jovem herdeiro de uma influente família da alta sociedade paulistana, criado para dar andamento aos negócios e às Indústrias Albuquerque. No entanto, a vida nem sempre segue os rumos que programamos e Laura terá que aprender a reconstruir sua história e encontrar nas situações mais improváveis aquilo que realmente precisa para ser feliz. Laura precisará perceber que nem todo o dinheiro que dispõe poderá dar a ela o amor de que tanto necessita.
"Amores trocados" é um romance sobre amizade, primeiro amor, amadurecimento e crescimento dos personagens.
O romance foi diferente de todos os livros de época que eu já li, primeiro pela ambientação no Brasil na década de 30, depois por trazer a história de amor de personagens tão jovens e nos mostrar como eles vão crescendo e amadurecendo.
Nessa trama nós vamos conhecer a Laura, uma garota de 15 anos que tem uma família de prestígio na sociedade carioca, tem amigos legais e uma boa vida, mas sente muita falta de uma figura materna, pois perdeu a mãe ainda bebê e é criada pela avó, e eventualmente vê o pai.
Laura e Daniel se conhecem em um baile e tiveram uma atração à primeira vista, um tipo de magnetismo que os unia. Não demora muito para que ambos se rendam a esses sentimentos e comessem a namorar (aquele namoro fofo e bonitinho da adolescência, mas que também é repleto de briguinhas e ciúmes).
"Não gostei do seu tom. Detesto, Daniel, que as pessoas me ditem ordens. Não sou garota de largar o que gosto de fazer por ordens sem sentido, não se engane comigo. Amo muito você e não gostei de brigarmos, mas existem coisas que tenho comigo que não deixo por nada. Uma delas é a minha liberdade. E suas desconfianças não têm fundamentos, acredite."
Os personagens não são 100% certinhos, ao contrário, eles são reais como qualquer um de nós. Às vezes não medem as consequências das suas ações e do que dizem e acabam magoando outras pessoas, apresentam as inseguranças do crescimento, mas ainda assim são encantadores e foi delicioso acompanhá-los nessa trajetória.
"- Como você pode não querer? Não sou sua propriedade para você querer mandar em mim!"
A autora faz uma ambientação fantástica nesse romance, nos mostrando os costumes da época, a sociedade como era machista e julgadora das mulheres. Nos permite perceber que muita coisa mudou na sociedade brasileira desde então, mas ainda vemos que alguns pensamentos ainda continuam o mesmo
O que achei mais interessante é que a autora não somente menciona os costumes e o pensamento da época no romance, mas coloca essas características nos personagens e no dia a dia deles. Percebi que a Laura e algumas das suas amigas têm uma visão elitizada sobre o mundo, como são da classe abastada seus interesses estão em arranjar um bom casamento com alguém do mesmo nível delas, às vezes elas são um pouco preconceituosas e mimadas, mas isso serviu bastante para ilustrar o pensamento da época e o fato desses personagens serem ainda bastante jovens e imaturos.
O romance também aborda alguns temas característicos da época, como o papel da mulher na sociedade, o machismo explícito e implícito, a questão da "pureza" que a mulher tinha que preservar até o casamento e as consequências caso isso não acontecesse, em fim, vários fatores que nos deixam indignadas, embora saibamos que era real, existia e ainda há resquícios disso na sociedade.
"A pressão é muito pior para as moças, a sociedade é muito mais dura."
Eu adorei a escrita da Camila, bastante envolvente e rica em descrição. Como falei esse livro não é um romance de época convencional, não foca tanto no casal, mas sim nas relações de amizade e a vida dos personagens, tanto da Laura quanto das suas amigas.
História mais que recomendada.
"Às vezes a felicidade está tão perto que não conseguimos enxergar"
Adquira os livros da autora na Amazon ( estão disponíveis no Kindle Unlimited)
Confesso que livros com personagens com meu nome me atraem bastante rsrs ainda mais quando se passa na minha cidade! Já adicionei à minha lista!
ResponderExcluirBlog Tagarelando Livros